O Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Decreto nº 101/2011 Nomeia os atuais membros do Conselho do Município de Mercedes, e dá outras providências, de acordo com a Lei nº 911/2009, sendo o conselho presidido pela Sra. Adelete Becker. Tem a participação de 24 membros (12 entidades representantes dos usuários, 6 dos gestores e 6 dos trabalhadores). A eleição dos membros é feita a cada 2 anos. As reuniões são abertas para a comunidade e ocorrem mensalmente na Câmara Municipal de Vereadores.
Quanto mais a sociedade estiver envolvida na construção e fiscalização do SUS maior será a probabilidade de que a implementação das respectivas políticas públicas obtenha êxito e traga resultados positivos para a população brasileira.
O CMS é consultivo e deliberativo, poderoso instrumentos de controle social consistindo no elo entre o cidadão-usuário e os responsáveis pela elaboração e execução das ações de saúde, possibilitando que a coletividade participe da formulação dos planos e das diretrizes dessa importante área.
Todas as contas da Secretaria Municipal da Saúde são remetidas à apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Cabe ao Conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área da Saúde no Orçamento do Município, bem como propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.
Qualquer cidadão pode participar, contribuindo com sugestões e apontando problemas específicos da sua comunidade. Além disso, é uma forma também de acompanhar os projetos em que a Prefeitura está trabalhando e as exigências do Conselho.