Tendo como foco de que diferentes recursos pedagógicos estimulam e contribuem no aprendizado, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Mercedes fez a aquisição de três Mesas Educacionais ou Mesas Alfabeto, as quais foram instaladas recentemente nas escolas. Os investimentos na aquisição destes equipamentos giram em torno de R$ 32.000,00.
Como as tecnologias são grandes aliadas da educação, através das mesas educacionais, os alunos poderão se familiarizar com a linguagem escrita, bem como com os recursos da matemática, na resolução de cálculos. A ação dos alunos consiste, basicamente, no encaixe de blocos coloridos em um grande painel eletrônico. À medida que são encaixadas, as letras ou números, são reconhecidos por um software especial e na tela do computador aparece o resultado da ação do aluno.
Por intermédio desta ferramenta pedagógica, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados, descobrir acentos e interpretar textos. As mesas podem ser utilizadas por grupos de até seis estudantes, que participam da aula de maneira colaborativa.
As mesas educacionais são indicadas para alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. Além disso, podem ser usadas na Alfabetização de Jovens e Adultos e de alunos com necessidades especiais, uma vez que os blocos têm legendas em braile e o software apresenta recursos sonoros para os deficientes visuais, legendas e animações na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os deficientes auditivos.
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Lenir Schmidt: "estamos disponibilizando mais este recurso pedagógico em nossas escolas, pois como estamos na era da informática e da informação rápida, as nossas instituições de ensino também precisam se adaptar a esta realidade. Recentemente instalamos lousas digitais e agora as mesas educacionais, assim trabalhamos em beneficio da comunidade escolar dentro de uma proposta adequada a realidade do aluno no processo ensino-aprendizagem", declara.