Neste domingo (01), os eleitores do município de Mercedes terão a oportunidade de escolher os novos membros do Conselho Tutelar, órgão responsável pela proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. A eleição é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Administração Municipal de Mercedes.
São 12 candidatos que disputam as cinco vagas do Conselho Tutelar, sendo eles: Alice Kuehlkamp (nº 123), Anni Lori Erhardt Beserra (nº 122), Cristiane Vendranim Torteli (nº 555), Daniela Willemann (nº 103), Darlete Maria Antunes Endler (nº 144), Feliciana Sadoski Correia (nº 777), Michele Anschau Werlang (nº 114), Michelly Richter (nº 500), Miguel Alonso Palmeiras da Silva (nº 190), Noelia Weber Rauber (nº 163), Salete de Almeida Coelho Hoffmann (nº 456) e Sueli Porto (nº 115).
Para votar, é necessário apresentar um documento com foto e o título de eleitor ou o e-título. Somente poderão votar as pessoas que realizaram a transferência do título de eleitor para Mercedes ou fizeram o título novo até o dia 03 de julho de 2023, que é a data de corte. Cada pessoa pode votar em apenas um candidato.
A votação será realizada das 8:00h às 17:00h no Colégio Estadual Leonilda Papen. O resultado será divulgado após a apuração dos votos.
Os eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos.
O Conselho Tutelar é um importante instrumento de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, atuando na prevenção e na solução de situações de violação, como abuso, negligência, exploração, violência, entre outras. O conselheiro tutelar tem a função de orientar, encaminhar, acompanhar e fiscalizar os casos que envolvem crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social.