A obra de recapeamento asfáltico com CBUQ (asfalto quente) da estrada Mercedes/Arroio Guaçu foi retomada. O projeto representa o maior investimento já realizado em uma obra pública no município, com um orçamento superior a R$ 6 milhões. Os trabalhos foram retomados nesta terça-feira (22), pela Empresa Mineração Dalmina.
A obra, que inicialmente tinha previsão de conclusão
para o primeiro semestre de 2023, sofreu uma série de atrasos ocasionados pela
empresa vencedora da licitação, que não conseguiu cumprir o prazo de entrega
estipulado. Até o momento da retomada, apenas pouco mais de 30% do recapeamento
havia sido concluído.
O Prefeito Laerton Weber enfatizou que a demora não
se deu por falta de recursos financeiros, mas sim pela falta de cumprimento do
contrato por parte da empresa contratada. "Em nenhum momento faltou
dinheiro no caixa da Prefeitura para pagar a obra. A empresa que não cumpriu o
contrato ao não entregar a obra no prazo estabelecido", explicou o
Prefeito Weber.
Diante dessa situação, o contrato com a empresa
responsável pelos atrasos foi rescindido, e uma multa substancial, conforme
estipulada no contrato, foi aplicada em virtude do atraso, totalizando mais de
R$ 1 milhão. Ademais, a empresa infratora não terá mais a oportunidade de
participar de licitações em Mercedes.
A responsabilidade pela conclusão desta obra de
importância vital foi assumida pela empresa "Mineração Dalmina", que
havia ficado na segunda posição durante o processo de licitação.
O prefeito elogiou a reputação da Dalmina,
destacando seu histórico de sucesso, como a execução do asfalto de alta
qualidade no projeto Beira Rio. "Conhecemos o trabalho exemplar da
Dalmina, que já demonstrou sua competência ao executar o bom asfalto que
fizemos no Beira Rio. Tenho certeza de que eles vão concluir a obra de forma
exemplar e com a qualidade que os mercedenses merecem", afirmou o
prefeito.
Além do recapeamento em si, a Secretaria de Viação e
Obras de Mercedes também realizou melhorias substanciais na estrada, incluindo
a construção de uma nova base, anteriormente praticamente inexistente. Essas
intervenções adicionais visam garantir a durabilidade e a qualidade da obra a
longo prazo, oferecendo à população uma infraestrutura rodoviária que atenda
aos mais altos padrões de segurança e funcionalidade.