Em uma iniciativa inédita, a Secretaria de Educação de Mercedes realizou um curso de capacitação para gestores escolares com o tema "Atribuições do Diretor Escolar à Luz da Legislação Educacional". O curso, que contou com a participação de onze professores, foi um dos requisitos para o município se habilitar a receber uma complementação financeira do Governo Federal.
Durante quatro encontros, totalizando 16 horas de
estudos, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus
conhecimentos sobre as responsabilidades e competências do cargo de diretor
escolar, de acordo com a legislação educacional vigente. O curso foi ministrado
pela advogada e especialista em educação da Amop (Associação dos Municípios do
Oeste do Paraná), Débora Jurkévicz da Silva.
Além das aulas teóricas, os participantes foram
submetidos a uma prova de conhecimentos. A aprovação nesta avaliação foi um
requisito para que os professores pudessem concorrer ao cargo de diretor
escolar nas próximas eleições, marcadas para o dia 18 de agosto. A escolha dos
diretores será realizada por meio de consulta à comunidade escolar, buscando
envolver pais, alunos e funcionários na decisão.