Considerando a estiagem que tem atingido o Estado do Paraná, o que inclusive motivou a publicação de Decreto Estadual nº 10.002/2021, assinado pelo Governador Ratinho Jr., diversos município do Estado tem se mobilizado a fim de aderir ao referido documento proveniente da Esfera Estadual, a fim de facilitar a execução de ações em resposta à atual situação vivenciada.
Neste contexto, o Município de Mercedes, através das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente; Planejamento, Adm. e Finanças; e Assistência Social, têm se empenhado em reunir as informações necessárias, exigidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná (CEDEC), cadastrando-as em sistema vinculado à referida, permitindo a adesão ao decreto estadual.
As informações a serem registradas no sistema da Defesa Civil precisam estar em conformidade com as disposições estabelecidas pela CEDEC. Assim sendo, o Município de Mercedes reuniu as informações e fez o registro no sistema da Defesa Civil.
Mediante a aprovação dos dados, as providências necessárias serão tomadas e a declaração de emergência proferida pelo governo estadual também estará em vigor no município de Mercedes.
Conforme os dados levantados pelo Município, do início de novembro ao final de dezembro, Mercedes registrou apenas 28mm de chuva. A baixa densidade pluviométrica afetou fortemente as produções agrícolas do município.
As safras mais afetadas com a forte estiagem, segundo os dados da DERAL/SEAB, são as de soja e de milho de verão, que variam de 70 a 83% de perda de produtividade. Outra atividade que terá grandes perdas é a produção leiteira, com redução de até 25% devido à redução drástica na produção de silagem.
O decreto de situação de emergência hídrica permite que os agricultores solicitem a prorrogação de parcelas de investimento e renegociem dívidas relacionadas a safra.