De um lado a população reclama da demora em conseguir agendar consultas e exames. Do outro lado os órgãos revelam que o número de faltas ao agendamento prejudica o serviço. O Secretário Administrativo do CISCOPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná) garante que está com dificuldade com o número de ausências, pois acarreta descontentamento dos profissionais (médicos), maior espera por quem está na fila e prejuízos financeiros.
No ano de 2013 dos 93.832 pacientes agendados para consultas foram atendidas apenas 70.993 o restante (22.839 sendo 24,34%) não compareceram para o atendimento, causando descontentamento dos médicos que começam solicitar descredenciamento, portanto reduzindo o número de profissionais que se disponibilizam para realizar estes atendimentos pelo Consórcio, dificultando ainda mais este trabalho. O preocupante é que neste ano vem aumentando ainda mais esta desistência.
Para ter uma ideia dos prejuízos que acontecem: Na especialidade de odontologia, os pacientes vão quatro ou cinco vezes nas consultas no CEO (Centro Especialidade Odontológica), fazem os moldes, ajustes, deixam tudo pronto e não voltam para buscar a prótese. Diversos são os prejuízos, primeiro que é dinheiro jogado fora e toda uma organização quebrada. Segundo que outras pessoas que poderiam ser beneficiadas estão na fila aguardando estas vagas que são desperdiçadas.
A Secretária de Saúde de Mercedes Arlete Martins reforça que os pacientes façam um esforço para que quando tiverem procedimentos, consultas ou exames agendados e não podem comparecer na data correspondente, por favor, avisem com antecedência. Colabore na redução deste número, amanhã pode ser você vir a precisar desta vaga e ter que aguardar muito tempo ou até mesmo nem conseguir mais esta especialidade pelo nosso Consórcio.
A Secretária reforça ainda que o mesmo vem acontecendo com as consultas agendadas com o ortopedista, diversas pessoas estão no aguardo de vagas, o agendamento já está para o mês de junho e muitas pessoas perdem suas vagas sem aviso prévio. Como ainda exames que são realizados e não mais retirados pelos pacientes nos laboratórios e Unidade de Saúde.