O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de Mercedes, alerta toda população para os cuidados em evitar a Dengue.
Até o momento tivemos alguns casos suspeitos notificados no Município, mas todos com resultado negativo para Dengue.
O alerta serve para as pessoas que costumam circular na região de Guaíra. Esta região está em epidemia de Dengue. Solicitamos às pessoas que irão para estes locais que façam uso de repelente contra insetos, pois assim estarão de uma forma prevenindo contra a picada do mosquito.
A prevenção é a única arma contra a doença.
“O mais importante na luta contra a Dengue é a prevenção. A prevenção salva vidas, evita a doença, evita internamentos. Então eliminar o mosquito e o ciclo de vida do mosquito é o mais importante” (Dr. Luís Rafael).
Estamos em um período crítico no que se refere à transmissão da dengue, a temperatura elevada e o nível de chuvas aumentando favorecem a proliferação do vetor transmissor, o Aedes aegypti. Por isso é muito importante que a população siga algumas recomendações.
Em 90% dos casos de dengue no Brasil, o foco de proliferação do mosquito transmissor está dentro das residências.
A equipe do Programa Municipal de Controle da Dengue orienta as pessoas para a conscientização no combate ao mosquito nesta época do ano, propícia à proliferação do inseto.
A melhor forma de se evitar a dengue é eliminar os locais com acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
População...não baixem a guarda, vamos juntos continuar combatendo o mosquito da Dengue...
Fonte: Enfª Kátia L. Martins