Aconteceu na tarde de ontem (20), nas dependências da Escola Municipal Tiradentes do Município de Mercedes a apresentação de uma nova edição do Projeto “Empresa na Comunidade” da Agrícola Horizonte. Na ocasião, estiveram presentes, além da diretora da Escola, Elenir Dorner Brun, a Secretária de Educação e Cultura, Cleide Bruch Groff, o diretor da Escola José de Alencar, Ederson Mensch, a diretora da Escola Caetano Munhoz da Rocha, Kiara Baasch, equipe pedagogia, professores, e a equipe da Agrícola Horizonte liderada pela coordenadora de projetos Lúcia Henz Hoff.
Neste ano letivo de 2014, as atividades do Projeto “Empresa na Comunidade” envolverão 92 alunos dos 5ºs anos, tratando exclusivamente sobre a produção e industrialização da mandioca. Durante o encontro foram discutidas ações que serão realizadas, sendo que há toda uma programação planejada e a ser seguida, respeitando, inclusive, o conteúdo didático e pedagógico trabalhado em sala.
Além das atividades em sala, que conta com aulas expositivas, palestras, concurso de frases e redação, os alunos também estarão participando de visita técnica no campo experimental da ATIMOP – Associação Técnica das Indústrias de Mandioca do Paraná, localizado em Porto Mendes. E também, no segundo semestre, os alunos estarão participando de visita a Fecularia Horizonte em Novo Três passos.
Neste ano, o Projeto conta com a sua 12ª edição no Município de Mercedes, e busca fortalecer a conscientização ambiental, bem como a valorização do trabalho desenvolvido pelos agricultores. Reforça, ainda, a cultura agrícola da mandioca como propulsora do desenvolvimento econômico tanto no Município como a nível regional.
Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Cleide Bruch Groff, “mais uma vez este projeto vem reforçar as atividades didáticas e pedagógicas dos nossos alunos de 5º ano da rede municipal. Por intermédio do mesmo as crianças irão observar os diferentes produtos que são consumidos diariamente e que são resultantes da matéria prima da mandioca. Ao mesmo tempo, os alunos estarão aprendendo sobre o uso correto dos EPI’s, concedendo um enfoque todo especial no cuidado com a saúde e também na preservação do meio ambiente. O resultado de todas estas ações desenvolvidas em conjunto objetiva uma melhor qualidade de vida por intermédio do aprendizado adquirido”, conclui.