Em alusão ao mês da mulher, o setor de Vigilância Socioassistencial de Mercedes, ligado a Secretaria de Assistência Social, desenvolveu o informativo n° 04/2020 com o objetivo de homenagear as mulheres que tem participação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O material reconhece a importante contribuição para a Assistência Social das usuárias, conselheiras, trabalhadoras e gestoras do município. Os dados presentes no material revelam que o SUAS é constituído em sua maioria por mulheres.
A equipe de Assistência Social é formada em 94% por mulheres, enquanto 65% das crianças e adolescentes que participam dos serviços de convivência são meninas. Dos casos atendidos no CREAS o gênero feminino representa 94%, destes 100% no caso de violência doméstica e 90% em violência sexual contra crianças e adolescentes.
O informativo, que está sendo disponibilizado a comunidade de forma impressa e online, também demostra a participação feminina nas oficinas de convivência do CRAS, na responsabilidade familiar do Programa Bolsa Família e a parcela de membros do Conselho Municipal de Assistência Social.
A Vigilância Socioassistencial além de ser responsável pela produção de informações do que é ofertado aos cidadãos, tem o objetivo de proteger e defender os direitos dos usuários dos serviços, programas e benefícios