Em razão do aumento do número de casos e da facilidade de transmissão do Sarampo o Ministério da Saúde reduziu a faixa etária para a aplicação da vacina para crianças a partir de 6 meses. Antes a vacina era administrada a partir de um ano de idade.
Apesar de não ter sido registrado nenhum caso suspeito em Mercedes, a Secretaria de Saúde informa que estão disponíveis as vacinas no Centro de Saúde e nas unidades de saúde do interior, conforme cronograma de atendimento.
Todas as crianças de 6 a 11 meses devem ser levadas as unidades de saúde para aplicar a dose chamada “zero” contra o sarampo. A vacina está disponível até os 49 anos de idade. De um a 29 anos, a população deve ter duas doses dessa vacina. E de 30 a 49 anos, uma dose.
É necessário levar o cartão de vacinação e do SUS para conferência da situação vacinal na unidade de saúde.
Transmissão e sintomas
Os sintomas do Sarampo são febre alta acompanhada de vermelhidão no corpo (começa no rosto e depois se alastra para o resto do corpo), coriza, conjuntivite ou tosse. Os cuidados e a necessidade da população se prevenir devem-se ao fato de que seis dias antes dos sintomas aparecerem a pessoa já está transmitindo, o que facilita o contágio. Além disso o paciente continua transmitindo o vírus até seis dias após o aparecimento dos sintomas.