Três seleções de handebol do Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes, sagraram-se campeãs regionais do 66º Jogos dos Escolares do Paraná (JEPS), no domingo (16), em Guaíra. Com a conquista, as equipes avançaram à macrorregional, que ocorrerá de 26 a 30 de junho, em Cafelândia.
Após vencer por 36 a 06 as rondonenses do Colégio Luterano Rui Barbosa e superar as maripaenses do Colégio Estadual Pio XII por 21 a 08, o selecionado mercedense faturou o tricampeonato regional da categoria 15 a 17 anos, com 100% de aproveitamento. Ao passo que o Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, de Terra Roxa, fechou sua participação com a medalha de bronze na disputa masculina.
Com a vitória de 34 a 09 sobre Rui Barbosa e 18 a 16 em cima do Pio XII, Mercedes fechou sua participação em 1º lugar da categoria 12 a 14 anos, comemorando dobradinha no pódio feminino. Mesmo resultado foi alcançado pelo elenco masculino que, ao ganhar de 25 a 12 dos toledenses do Colégio Estadual Favaretto Covatti e de 22 a 12 do Rui Barbosa, garantiu a medalha dourada da competição.
Nesta segunda-feira (17), se enfrentaram o time masculino do Leonilda Papen x Rui Barbosa categoria 15 a 17 anos. Com o empate em 22x22 a equipe de Mercedes terminou em 2° lugar e também está classificada para a macrorregional.
A professora Catarina Triches Petri celebrou as conquistas e disse estar muito orgulhosa de tudo que as meninas fizeram dentro de quadra. “É uma emoção bastante grande, foi um ano corrido, no município o ginásio de esportes está em reforma, então para eu conseguir trabalhar com elas eu andava 12km para ir e mais 12km pra voltar todo dia, mas a gente não desistiu, aqui ninguém desiste. Conquistar o tricampeonato com as duas equipes femininas representa um trabalho muito grande, realizado a várias mãos, em conjunto com a escola, prefeitura, pais e a sociedade como um todo”, enalteceu Catarina
Contudo, a técnica afirma que para a macro é ajustar alguns detalhes a fim de obter resultados satisfatórios. “As meninas precisam aprender a jogar sobre pressão, nós estávamos com quatro gols na frente e o time adversário conseguiu encostar, vamos melhorar essa parte, porque a gente sabe que a macrorregional é forte, o Oeste do Paraná é forte no handebol, vamos fazer o possível para representar bem todas as equipes de handebol feminino aqui do Núcleo de Toledo”, frisou.
Informações e fotos:
COM/JEPS
Jaqueline Galvão