Com o tema “Comida no Campo e na Cidade: O que temos e o que queremos” ocorreu na tarde de ontem (12), a II Conferência Alimentar e Nutricional de Mercedes.
Os participantes foram recepcionados na Câmara de Vereadores para avaliar, aprovar propostas e observar meios para promover alimentação saudável, garantindo o direito humano a alimentação adequada.
A conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Mercedes e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), formado pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente Saúde e Assistência Social.
O evento iniciou com uma apresentação cultural com o objetivo de conscientizar os presentes sobre os direitos da alimentação adequada, além de uma palestra com a Engenheira Agrônoma da Emater Márcia Vargas Toledo. A programação seguiu com a divisão de trabalhos em grupos para apresentarem e analisarem propostas, que tiveram como eixos a alimentação como princípio de existir, desafios e possibilidade na construção da política pública e a geografia da fome e desperdício de alimentos.
Ao fim, foi servido aos participantes um lanche com alimentos produzidos pelos produtores rurais de Mercedes.
Estiveram presentes a Prefeita Cleci Loffi, o Secretário de Educação e Cultura e Presidente do Consea Gilson Backes, Secretário de Agricultura Sebastião Kock, Saúde Arlete Martins, Assitência Social Andréa Hahn e a Presidente da Câmara de Vereadores Kelli Kolm. Além de pessoas da comunidade, agricultores, representantes de diversas entidades e servidores municipais.