A Secretaria de Saúde de Mercedes realizará na próxima quinta-feira (23), das 8h às 17h, uma atividade de vacinação e mobilização contra a febre amarela.
Durante a ação, que ocorrerá na Avenida João XXIII próximo ao Cresol, contará com atualização de caderneta de vacinas e vacinação contra a febre amarela.
Além de orientações sobre a importância da vacinação e outras formas de prevenção da doença, como o combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da febre e de outras doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
O objetivo é aumentar o alcance da imunização do público-alvo em Mercedes. A vacina contra a febre amarela é dose única e indicada a todas as pessoas de 09 meses a 59 anos de idade que ainda não tenham sido vacinadas.
A Vacina da Febre Amarela está disponível de segunda a sexta-feira no Centro de Saúde. Na terça-feira (28) haverá vacinação durante todo o dia na Unidade de Saúde do Distrito de Três Irmãs e na Unidade do Arroio Guaçu em 04 de junho.
Transmissão
A transmissão da Febre Amarela Urbana ocorre quando o homem, sem estar protegido pela vacina e estando em região urbana, é picado pelo mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus. A transmissão da Febre Amarela Silvestre ocorre quando o homem, sem estar protegido pela vacina, entra nas matas, florestas e áreas rurais, e é picado pelos mosquitos silvestres (Haemagogus e Sabethes) infectados pelos vírus.
Sintomas
De três a seis dias após ter sido infectada pelo vírus a pessoa apresenta os seguintes sintomas iniciais: começo súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia, eventualmente choque e insuficiência de múltiplos órgãos.