“Quem não denuncia também violenta” foi o slogan utilizado em Mercedes em alusão a campanha do dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As atividades ocorreram na última sexta-feira (17) durante o dia na Praça Willy Barth e foram organizadas pelo CREAS com a participação de 20 jovens do Projeto “Violência sexual? Tô fora, disque 100 agora”, Secretaria de Assistência Social, CRAS, Projeto Piá e Conselheiros Tutelares.
A iniciativa teve os adolescentes como protagonistas e contou com quatro tendas que abordaram a história de Araceli e o significado da flor, a violência e os tipos, os dados do brasil, estado e município a respeito da violência contra crianças e adolescentes, a história infantil do “Pipi e Fifi”, além de uma cabine de fotos.
As atividades foram acompanhadas por alunos das Escolas Municipais Tiradentes, José de Alencar e Caetano Munhoz da Rocha e dos Colégios Estaduais Leonilda Papen e Eronildes Francener.
18 de maio
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país, ficando conhecido como o “Crime Araceli”, uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados.
Como denunciar
Em caso de suspeita que alguma criança ou adolescente seja vítima de algum tipo de violência basta entrar em contato com o CREAS, Conselho Tutelar ou pelo número Disk “100”.