Dados Epidemiológicos alertam para a necessidade de intensificação das ações de elimininação dos focos do mosquito Aedes Aegypti em Mercedes. Nas últimas três semanas foram notificados no município 25 casos suspeitos de Dengue, sendo que desses até o momento 06 foram confirmados.
Em razão do aumento de notificações de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem (15), reuniões com o intuito de planejar ações e somar forças para o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Entre as medidas estão a intensificação das ações de rotina, que consistem na coleta de lixo na cidade e nas localidades de Arroio Guaçu e Três Irmãs pela Secretaria Municipal de Viação e Obras, enquanto a Equipe de Saúde da Família está promovendo com as Agentes Comunitárias de Saúde e Agente de Controle as visitas aos domicílios.
Diante a atual situação a Secretaria Municipal de Saúde emite um Alerta Epidemiológico contra a Dengue, sendo que o essencial é fazer do combate ao mosquito uma rotina em qualquer época do ano, embora, o verão seja a estação mais propícia para a proliferação do vetor. São medidas simples a serem adotadas, porém, eficientes, orientando a população para não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Os proprietários de lotes vazios também devem manter as propriedades limpas e livres de possíveis focos do mosquito.
A Secretária Municipal de Saúde Arlete Martins afirma que estão se intensificando os trabalhos de combate ao Aedes Aegypti, destacando a importância da contribuição da população. “Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença. A dengue é um problema, contra o qual, todos nós devemos estar unidos”, afirma.