As monitoras responsáveis pelas oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de 18 a 59 anos ou mais, ofertadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Mercedes participaram de uma capacitação nesta última quarta-feira (06).
As participantes receberam as boas-vindas da Coordenadora do CRAS Vânia Rauber.
A capacitação, desenvolvida por meio da Secretaria de Assistência Social, foi coordenada pela Equipe Técnica do CRAS composta pela Assistente Social Ana Leticia Bartoncello e pela Psicóloga Ellen Bulow.
A ação teve como objetivo avaliar os resultados do reordenamento dos serviços, a forma como foram desenvolvidos durante o ano de 2018 e o que ainda pode ser melhorado. Além da valorização e importância do acolhimento dos usuários, o olhar apreciativo e o papel do monitor frente a utilização dos materiais, protocolos e fortalecimento do vínculo entre monitor e equipe técnica.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) consiste no trabalho social continuado com famílias, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
O Paif prevê ainda o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Dentre as atividades ofertadas às famílias no CRAS estão as oficinas crochê, horta, argila, cartonagem e bordado em fita, costura doméstica, patchwork, pintura, roda de chimarrão e talentos especiais em ação.