A segunda etapa da campanha de vacinação contra a brucelose bovina será realizada pela Administração de Mercedes, por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente.
A vacinação é obrigatória para as fêmeas da espécie bovina na faixa etária de três a sete meses, tanto para gado de leite como de corte.
Os produtores interessados em obter o benefício devem procurar a Secretaria de Agricultura até a quinta-feira (31) para realizar a inscrição.
O incentivo, por meio do programa “Mercedes com Desenvolvimento Sustentável”, contempla o custeio de algumas despesas, incluindo o serviço veterinário.
Para participar do programa de incentivo é necessário estar em dia com o bloco de produtor rural e não ter débitos junto ao tesouro municipal.
A primeira etapa da campanha ocorreu em outubro de 2018. Na ocasião 71 animais foram vacinados em 25 propriedades rurais.
As inscrições devem ser efetuadas 30 dias antecedentes ao início do período de vacinação, ou seja, sempre nos meses de janeiro, maio e setembro de cada ano.
O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) poderá ser multado.