Administração de Mercedes, por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, realizará a segunda etapa da campanha de vacinação contra a brucelose bovina.
A vacinação é obrigatória para as fêmeas da espécie bovina na faixa etária de três a sete meses, tanto para gado de leite como de corte.
Os produtores interessados em obter o benefício devem procurar a Secretaria de Agricultura até o dia 31 de janeiro para realizar a inscrição. Na oportunidade, serão repassadas informações ligadas a vacinas e aplicação nos rebanhos.
O incentivo, por meio do programa “Mercedes com Desenvolvimento Sustentável”, contempla o custeio de algumas despesas, incluindo o serviço veterinário.
A primeira etapa da campanha ocorreu em outubro de 2018. Na ocasião 71 animais foram vacinados em 25 propriedades rurais.
A terceira etapa da campanha ocorrerá em outubro. As inscrições devem ser efetuadas 30 dias antecedentes ao início do período de vacinação, ou seja, sempre nos meses de janeiro, maio e setembro de cada ano.
O criador que não vacinar ou deixar de comunicar a vacinação à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) poderá ser multado.
Para participar do programa de incentivo é necessário estar em dia com o bloco de produtor rural e não ter débitos junto ao tesouro municipal.