A Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes vem através deste comunicar toda a população que na data de ontem (13 de dezembro) recebemos o resultado dos exames do Laboratório Central do Estado (LACEN) em relação ao óbito ocorrido em 29 de novembro de 2018.
Reforçamos que não tivemos surtos de Meningite nos últimos 5 anos. Tivemos um caso em 2014, um caso em 2017 e dois 2018, sendo desencadeados por diferentes agentes causadores.
Através da análise do Liquor foi detectado Haemophilus Influenzae (com subtipo não especificado), esta é uma bactéria frequente em infeccões de vias aéreas, que também pode comprometer o sistema nervoso central.
O Programa Nacional de Imunização tem cobertura vacinal para Haemophilus Influenzae tipo B e para Meningo C, assim como o Esquema vacinal de prevenção das meningites engloba ainda BCG (Meningite Tuberculosa) e a Pneumo 10 (Pneumococo) que são agentes que também podem evoluir para um quadro de meningite. E em visita na creche verificou-se que as crianças estão com o quadro vacinal adequado para cada faixa etaria, portanto nenhuma quimioprofilaxia (Medidas de Prevenção) é indicada.
A investigação final do caso será em conjunto com o Comitê de Mortalidade Materna Infantil da 20ª Regional de Saúde.