O I Seminário Internacional para a Prevenção e Redução da Gravidez não Intencional na Adolescência foi realizado em Foz do Iguaçu nesta última (11) e quarta-feira (12).
O evento, que marcou o início das ações da parceria firmada entre a ITAIPU Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, teve como representantes de Mercedes a Secretária de Saúde Arlete Martins e a Enfermeira Adelete Becker.
Com o envolvimento da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), o evento reuniu cerca de 200 gestoras e gestores públicos, técnicos, especialistas e a sociedade civil do Brasil. Também compareceram representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.
A parceria entre ITAIPU Binacional e UNFPA prevê a realização de serviços, estratégias de comunicação, produção e análise de dados que permitam desenvolver políticas públicas voltadas para adolescentes e jovens, em especial na prevenção da gravidez não intencional, nos 54 municípios da região oeste do Paraná.
A ação contribuirá para que as jovens, além de exercerem os seus direitos sexuais e reprodutivos com informação e segurança, possam desenvolver habilidades para vida e alcancem seus plenos potenciais.
No Brasil, apenas em 2016 nasceram 24 mil bebês filhos de meninas de até 14 anos de idade e 477 mil filhos de mães com idade entre 15 e 19 anos. Segundo o IBGE, de cada 10 meninas de 15 a 19 anos grávidas ou com filhos, 7 são negras e 6 não trabalham nem estudam.