O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em16 de outubro, foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.
No Brasil uma alimentação de qualidade é um direito de todos sendo assegurada pela lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, art. 2º que diz que “a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.”
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Mercedes, que tem representantes das secretárias de Educação e cultura, Assistência Social, Saúde e Agricultura, desenvolveu várias atividades em razão do Dia Mundial da Alimentação.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente trouxe a feira dos produtores de Mercedes para a frente da prefeitura. A Secretaria de Assistência Social promoveu oficinas sobre a importância dos sucos naturais para a saúde, já a Secretária de Saúde realizou uma palestra para o grupo do hiperdia e programou para, junto a Caminhada Rosa, oferecer suco natural e explicar a importância.
A Secretaria de Educação e Cultura desenvolveu em todas as escolas da rede municipal uma mesa de frutas diversas para estimular o consumo e também apresentou, em conjunto com a Casa da Cultura, a história da “Menina que só comia banana”.