O Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta quinta-feira (30), os resultados da avaliação nacional de desempenho da Educação Básica. A avaliação, realizada em outubro de 2017, denominada de Prova Brasil, e que também computa diversos dados que resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com os alunos de 5º anos, 9º anos e ensino médio, apresenta os resultados da aprendizagem em língua portuguesa e matemática.
Para a rede municipal de ensino de Mercedes, os dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), demonstram um maior rendimento. O município vinha somando uma nota com um resultado de 6,3 nas últimas três avaliações consecutivas, as quais são realizadas a cada dois anos, sendo que os resultados da avaliação aplicada em 2017 apresentou o resultado de 6,6 pontos, resultado a cima da meta projetada.
No computo desta média os alunos obtiveram uma proficiência em matemática de 248,27 pontos e em língua portuguesa 225,73 pontos. Além da prova, dentre os quesitos que computam para a média final estão os índices de aprovação, reprovação, abandono, distorção idade/série e formação docente.
Segundo o Secretário de Educação e Cultura Gilson Backes esse é o resultado de um trabalho realizado em equipe, com diálogo, em construção conjunta. “A educação não acontece em via única, ela é fruto de um longo processo de ensino-aprendizagem que muitas vezes ultrapassa os muros da escola. E neste momento, estamos colhendo frutos de muito trabalho, dedicação e compromisso com a educação do Município de Mercedes, uma vez que temos profissionais muito bem qualificados que fazem o diferencial nas instituições de ensino”, ressalta.