A inauguração de uma das cisternas, que compõe o Projeto Piloto de Cisternas Coletoras de Água da Chuva em propriedades rurais de Mercedes, foi realizada na noite desta última quinta-feira (26) pela Administração Municipal e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente na Linha Sanga Alegre.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração a Prefeita Cleci Loffi, o Secretário de Agricultura Sebastião Kock, Viação e Obras Altair Loffi, Desenvolvimento Econômico Sérgio Groff, Vereador Ornélio Mensch.
Além do Assessor de Coordenação da Itaipu Gilmar Secco e Aldemir Guerino, o Gestor da Itaipu e Fiscal do Convênio Vilmar Freitas, o suinocultor Alberto Schumacher e família, juntamente com demais produtores e a comunidade.
Construídas por meio de uma parceria entre o município e a Itaipu as cisternas fazem parte do projeto-piloto onde duas propriedades rurais foram contempladas, uma delas a já inaugurada, localizada na Linha Sanga Alegre distrito de Três Imãs e a outra na Linha Gleba.
As cisternas, que tiveram um investimento de R$ 126.653,46, devem servir de modelo para outras a serem edificadas em Mercedes num futuro próximo no objetivo apresentar uma nova opção de segurança hídrica e sustentável para as propriedades rurais do município.
A segunda cisterna, instalada na propriedade do avicultor Antônio Backes, na Linha Gleba, será inaugurada na próxima quarta-feira (02) às 18h.
Abastecedouros
Durante o ato realizado na noite de ontem (26) a Administração Municipal também realizou a entrega oficial de quatro abastecedouros, que tiveram um investimento de R$ 57.149,31.
Construídos por meio de um convênio entre o município de Mercedes e a Itaipu Binacional, elas estão instalados no Arroio Guaçu e nas Linhas Sanga XV de Novembro, Sanga Mineira e Ituporanga.
O projeto
As cisternas rurais consistem na implantação de um sistema de captação de água da chuva instalado nos telhados das construções das propriedades (aviário e granja de suínos), utilizando-se calhas e encanamentos, que conduzem a água da chuva a um pré-filtro para a limpeza.
A água da chuva passa por um sistema de filtragem composto por três estágios, visando principalmente à remoção das impurezas contidas na água.
Após passar pelo sistema de filtros, a água coletada é armazenada em um depósito, a chamada “cisterna”, que é revestida com uma manta de polietileno de alta densidade PEAD, com capacidade para 350 mil litros de água.
.