O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), recebeu nesta última terça-feira (13) um encontro de gerações entre os idosos integrantes do Projeto Roda de Chimarrão e os alunos do Serviço de Fortalecimento de Vínculos.
O encontro Intergeracional alegrou os 25 idosos com as dinâmicas de jogos e brincadeiras.
A atividade foi desenvolvida pelas técnicas do CRAS Psicóloga Ellen Bulow e a Assistente Social Ana Leticia Bartoncello do (CRAS) em conjunto com a coordenação do Projeto Piá Luz do Amanhã.
O objetivo da ação foi dar visibilidade a importância da transgeracionalidade. “A convivência contempla desde visitas, quanto a participação em atividades de música, contação de histórias e dinâmicas entre as crianças e os idosos da roda de chimarrão. A intencionalidade pedagógica desses momentos se reforça, cada vez mais, pelos benefícios desfrutados por ambas as gerações”, explicam Ellen e Ana.
De acordo com elas as crianças estão em constante aprendizado sobre o processo natural de envelhecimento, já que convivem com indivíduos de até duas gerações mais antigas.
“Isso as faz compreender com mais facilidade as possíveis deficiências e dificuldades dessa etapa da vida e as estimulam a criar laços afetivos mais sólidos com esses indivíduos. Os idosos, por sua vez, acabam se beneficiando através das vivências que possibilitam a troca de conhecimento e, assim, estimulam o resgate de memórias e histórias que constituem suas identidades”, revela a Psicóloga Ellen Bulow e a Assistente Social Ana Leticia.