A Secretaria de Saúde de Mercedes faz um alerta à população para que verifique constantemente em suas residências, locais que possam acumular água, evitando assim o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
Segundo a Coordenação de Endemias/Epidemiologia o verão é uma das épocas do ano mais propícias para alta ocorrência do Aedes Aegypti, principalmente com a ocorrência de calor e chuvas constantes.
“Queremos sensibilizar a população sobre os riscos à saúde causados por estas doenças, bem como mostrar que a prevenção – por meio da eliminação de água parada, é o melhor caminho para evitar estes agravos”, explica a Enfermeira Katia Loffi Martins.
As principais recomendações são de não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos, lixeiras, o pneu que ficou esquecido no quintal e até mesmo as calhas de escorrimento de água no telhado podem ser locais propícios para a proliferação do mosquito.
“Com esses cuidados, a população reduz o risco de ter mosquito dentro de casa e, consequentemente, o risco de transmissão de Dengue, Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela urbana será o menor possível”, revela Katia.
O Setor de Epidemiologia informa ainda que não houve nenhum caso confirmado de Dengue, Zika ou Chikungunya registrado no município no ano de 2017 e em 2018 até o momento também não há casos confirmados registrados.
No entanto a população deve continuar fiscalizando quintais e outros espaços a fim de eliminar qualquer tipo de recipiente que acumule água da chuva e contribua na proliferação do mosquito.