O Ministério do Turismo atualizou recentemente a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro.
Mercedes apresentou evolução e passou do nível E para o D.
O Mapa do Turismo Brasileiro permite acompanhar o desempenho da economia do turismo no município e serve também como norteador de políticas do setor e direcionamento de verbas federais.
Essa categorização considera o número de empregos, estabelecimentos formais no setor de hospedagem, além de estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.
A atualização do instrumento revelou um crescimento da atuação do turismo em 25 municípios do Paraná, entre os quais está o município de Mercedes.
Somente municípios classificados entre “A” e “D” podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico, como é o caso de Mercedes agora na categoria “D”.
O Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo Edson Vilar considerou o avanço de extrema importância. “Essa mudança de categoria nos permite acessar recursos do Ministério do Turismo o que significa novos investimentos para o setor”, afirma Vilar.
De acordo com Vilar, Mercedes tem grandes potenciais a serem explorados e é nesse sentido que atividades evolvendo o Lago de Itaipu e a excelente área de pesca, o cicloturismo, a cavalgada, trilheiros e gastronomia estão sendo realizadas. “A partir dessas ações estamos conseguindo atrair turistas para o nosso município, o que com certeza deixa um reflexo muito positivo”, revela.
Colaboração de Imagem: Jackson Verona