A Secretaria de Saúde de Mercedes informa que a vacinação contra a Febre Amarela está sendo oferecida no Centro de Saúde todas as segundas e quintas-feiras das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Cada frasco contém 10 doses com validade de 6 horas após a abertura do frasco, para serem desprezados, o calendário ocorre para não haver desperdício de doses.
A imunização está disponível para a crianças a partir de 9 meses e adultos até 59 anos, que não tenham nenhuma dose da vacina. Pacientes que já receberam uma dose da vacina estão imunizados.
Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças com menos de 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos a recomendação é que só sejam vacinados com indicação médica.
No Brasil a área de risco para febre amarela e como consequência, de recomendação da vacina, é composta pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e inclui áreas de matas e rios da Bahia, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A vacinação é recomendada aos viajantes que se dirigem para essas áreas e deve ser tomada até dez dias antes da viagem para que o organismo possa produzir os anticorpos necessários.
Ainda não há risco de surto ou casos registrados da doença no município, no entanto independente do surto a recomendação é de se vacinar, por se tratar de área de fronteira. A Secretaria de Saúde de Mercedes também reforça que a população mantenha o pátio limpo sem foco de água parada já que o vírus da febre amarela é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado.
Sintomas
Os sintomas iniciais são semelhantes aos de uma gripe, ao apresentar febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos ou dores no corpo é necessário procurar atendimento médico imediatamente e informar sobre a viagem. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.