Ocorreu em Curitiba, no auditório da Cietep entre os 24 e 25 de outubro, o Encontro Interestadual dos Programas “A União Faz a Vida” e “Cooperjovem” 2017. Participaram do evento, que busca a integração entre os profissionais que trabalham com os dois programas, cerca de 800 professores, coordenadores pedagógicos, representantes das secretarias municipais de educação e presidentes, vice-presidentes, assessoras e coordenadoras das cooperativas do Sistema Ocepar, Central Sicredi PR/SP/RJ e Sescop/PR.
O evento, que tem por objetivo disseminar os valores e princípios do cooperativismo no ambiente escolar, contou com a presença da aluna mercedense Lavínia Bonfain Miliorini, do 5º ano da Escola Municipal Tiradentes, como mestre de cerimônias.
Lavínia representou a cooperativa Sicredi Aliança PR/SP, pelo Programa A União Faz a Vida, bem como toda a rede de ensino de Mercedes.
O Programa A União Faz a Vida, dentro de um contexto de responsabilidade social do Sicredi, promove valores de cooperação e cidadania nos espaços escolares, envolvendo diferentes atores sociais. São em torno de 65.533 mil alunos e 7.902 mil educadores que participam do Programa nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
A aluna Lavínia, juntamente com seu colega Agner da cidade de Assis Chateaubriand, que representou o Programa Cooperjovem, tiveram a honra de anunciar palestrantes como Zeca de Mello, professor da Fundação Getúlio Vargas e Dom Cabral, Fernanda Furia, Marcos Meier, Jean Sigel e Nélio Spréa.
Para o Secretário de Educação e Cultura de Mercedes Gilson Backes “este foi um evento marcado por muita emoção para nós enquanto representantes da educação de Mercedes, primeiro porque foi um orgulho muito grande ter uma aluna da rede de ensino indicada para ser cerimonialista de um evento tão grandioso. Em segundo lugar, a organização do evento foi espetacular em trazer palestrantes renomados com uma sensibilidade incrível, com uma paixão pela educação, sendo que as falas mexeram muito com cada um que pode estar presente e acompanhar com tudo o que estava acontecendo naquele palco”, afirma.
Além das palestras, o evento foi marcado por discursos emocionantes dos presidentes das cooperativas e apresentações culturais de grupos e escolas de municípios paranaenses.