O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta segunda-feira (02), em Mercedes, a coleta do Censo Agropecuário 2017.
Durante os próximos cinco meses os recenseadores vão levantar informações sobre a área cultivada, atividade desenvolvida, receitas e despesas, crédito e seguro rural, uso de agrotóxicos, assistência técnica, tecnologia empregada além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo.
A coleta dos dados do Censo Agropecuário vão terminar em fevereiro de 2018 e os resultados, que vão servir como fonte de consulta sobre a realidade rural brasileira, servindo de base para estudos, análises e projeções que, por sua vez, venham orientar as ações de ordem econômica, política, social e ambiental, devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de março de 2018.
No Paraná serão 1.350 recenseadores para a cobertura de 372 mil empreendimentos rurais, em Mercedes três recenseadores foram convocados para atuar nas coletas.
No mês passado o IBGE promoveu um encontro com os segmentos ligados a agricultura, que contou também com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Sebastião Koch e de Administração, Finanças e Planejamento Vilson Martins, para apresentar a metodologia na aplicação de pesquisa do Censo Agropecuário 2017.