Com a intenção de ressaltar a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais do tipo B e C, a Secretaria de Saúde do município de Mercedes promoverá na próxima sexta-feira (28), uma campanha de mobilização contra a doença.
A ação tem início às 8h no Centro de Saúde da sede com a realização de testes rápidos gratuitos para detecção das hepatites virais.
Pela manhã os profissionais vão realizar a distribuição de senhas para 100 testes. A tarde as atividades vão iniciar partir das 13h novamente com a disponibilização de mais 100 exames para os pacientes, que já vão receber resultado do teste em torno de 20 minutos após a coleta da amostra.
Segundo a Secretaria de Saúde objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da realização do teste a fim de evitar problemas futuros, garantindo o acesso ao acompanhamento clínico e tratamento medicamentoso.
______________________________________________
O que são, sintomas e tratamento
A Hepatite é uma doença silenciosa causada por vírus que atacam o fígado, podendo levar a cirrose e câncer. As hepatites virais mais comuns são A, B e C.
A Hepatite A é transmitida pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
Já a Hepatite B e C são transmitidas por meio de relação sexual sem preservativo, pela utilização de instrumentos contaminados com sangue, como: agulhas contaminadas, materiais de pedicure, manicure, barbeiros, tatuagens, por perfuração de piercings, tratamento dentário com uso de materiais não descartáveis ou não esterilizados corretamente.
Durante o parto se a mãe for portadora de hepatite B crônica. O vírus da Hepatite B e C sobrevive até sete dias numa gota de sangue fora do organismo. Hepatite B e C também não são transmitidas por alimentos ou água, nem por contato casual.
Sintomas da doença
O paciente infectado raramente tem sintomas, porém pode apresentar: mal-estar generalizado, falta de apetite, icterícia (pele amarelada), febre, fraqueza, cansaço, dor abdominal, diarreia, vômitos e náuseas, fezes esbranquiçadas, urina escura em alguns casos a doença pode se desenvolver sem nenhum sintoma, podendo lentamente evoluir para cirrose e câncer hepático.
Como se Proteger (Tipo B e C)
Usar sempre camisinha nas relações sexuais, não compartilhar agulhas, seringas e caximbo, exigir material descartável ou esterilizado nos procedimentos médicos, dentários, salões de manicure/pedicure e locais que realizam tatuagens, piercing’s, acupunturas. Buscar atendimento na Unidade de Saúde se apresentar sintoma da doença ou em caso de exposição a situação de risco para transmissão de Hepatites Virais.
É importante realizar teste rápido para detecção de Hepatite Virais B e C. O teste é simples, não precisa estar em jejum. Se o resultado for positivo, a pessoa será encaminhada para avaliação complementar e assistência médica especializada. Existe tratamento para Hepatite B e C e realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Hepatites Virais, é Preciso Saber, Faça o Teste!
Epidemiologia/Atenção Básica/SMS