Com o objetivo de orientar mudanças nos hábitos alimentares e estilo de vida a Secretaria de Saúde do município de Mercedes promoveu na tarde de ontem (01), uma palestra sobre reeducação alimentar e atividade física.
O evento, realizado na Câmara de Vereadores, reuniu cerca de 35 integrantes da Academia da Saúde que passam por acompanhamento com a equipe multidisciplinar da secretaria. O encontro foi coordenado pela Nutricionista Lillian Loffy e pelo Professor de Educação Física Jucemar dos Santos de forma interativa com participação aberta do público por meio de perguntas e respostas.
A Nutricionista Lillian Loffy passou dicas importantes sobre alimentação saudável, como ter horário para se alimentar, não ficar longos períodos em jejum, mastigar bem o alimento, organizar e programar as refeições, fazer as melhores opções de alimentos e evitar exageros. Ainda durante o encontro foram expostos os alimentos que contribuem para o surgimento de doenças, dentre eles estão o refrigerante, sucos industrializados, frituras e gorduras em excesso, carboidratos em excesso, macarrão instantâneo, embutidos, açúcares e guloseimas, molhos prontos, temperos prontos e produtos enlatados.
Além das demais orientações, Lillian também abordou pontos importantes da reeducação alimentar, que são, consumir no mínimo três frutas ao dia, incluir legumes e verduras no almoço, preferir alimentos integrais, leites, queijos e iogurtes magros, incluir oleaginosas na dieta, evitar frituras e gorduras no geral, beber no mínimo 1,5 litro de água todos os dias e observar se está comendo por fome ou gula.
Já o professor Jucemar dos Santos falou sobre a importância da atividade física e os benefícios proporcionados por ela como aumento da força física, resistência, velocidade, flexibilidade, agilidade, equilíbrio e coordenação motora.