Mais de 30 famílias de pequenos produtores participaram de uma reunião na tarde da última quinta-feira (20) sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O encontro contou com a presença de representantes do Governo do Estado, por meio da Cohapar, Emater, Secretário de Agricultura Sebastião Koch e diretor da pasta André Backes e da Chefe de Divisão Djéscica Siewes.
Na ocasião ocorreu a assinatura do convênio entre a Cohapar e as 17 famílias contempladas no programa de habitação rural que encaminharam documentos para inscrição em 2013. O subsídio ao Grupo 1, com renda de até 17 mil anuais será de R$ 34 mil. Agora elas dependem da Caixa Econômica para liberação do recurso para dar início a edificação da casa própria.
Durante o encontro os produtores rurais também assinaram uma declaração de enquadramento que atesta a aptidão para participar do programa e realizaram escolha dos representantes da Comissão do Grupo de Beneficiários. Agora a Cohapar é responsável por desenvolver atividades de planejamento, elaboração e implementação do empreendimento, providenciar o pedido para liberação das moradias rurais junto à Caixa Econômica Federal, organização de grupos e acompanhar a execução dos projetos.
Para serem enquadrados no programa, além de não ultrapassara a renda de 17 mil, os produtores precisam estar em dia com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR), o INCRA e possuir cadastro no CadÚnico do Governo Federal. A Emater avaliou o perfil de 33 novas famílias que foram chamadas para realizar cadastro, destas 22 participaram da reunião e agora aguardam seleção e enquadramento no programa.