O tema debatido no segundo encontro do grupo de autoajuda Mulheres Vencedoras do Município de Mercedes, realizado na última sexta-feira (07) em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, tratou sobre a depressão. O grupo conta atualmente com 12 participantes realizam a troca de informações, experiências e buscam soluções para enfrentar as dificuldades e situações do dia a dia.
O grupo é coordenado pela Psicóloga Silvana Santos e pela Professora Claudenice Vilar. Ao falar sobre o assunto, Silvana revela que o transtorno mental é a maior causa de incapacidade no mundo e contribui para o elevado número de doenças físicas. “É tão grave quanto seus sintomas e demais consequências é o aumento dos casos em todo o mundo. Estima-se que em todo o mundo 332 milhões de pessoas convivam com a depressão”, afirma.
Dificuldade de concentração, memória prejudicada, alteração de apetite, sono perturbado ou insônia e dores sem justificativa são alguns sintomas da doença. “Sinais como redução da autoestima, pensamentos de culpa e desesperança também podem indicar que algo não está bem. Mas é importante saber que a tristeza, por si só, não caracteriza depressão. Os sintomas da depressão duram pelo menos um mês e comprometem as atividades de rotina”, comenta Silvana.
Segundo ela é importante que pessoas com sintomas característicos da depressão procurem ajuda médica para iniciar um tratamento adequado. “Há remédios e terapias eficazes, que podem ajudar a amenizar esse sofrimento”, finaliza Silvana.
Caso alguma mulher tenha interesse em participar do grupo de autoajuda basta comparecer no próximo encontro que será realizado no dia 28 de abril às 14h na Biblioteca Cidadã, ao lado do Prédio da Prefeitura.