O projeto Viola Lindeira, que atende 40 alunos de 7 a 17 anos das redes municipal e estadual de ensino no contra turno escolar, retornou às atividades do ano no município de Mercedes.
O Secretário de Educação e Cultura Gilson Backes e a Diretora de Cultura Vaniela Marcon da Silva acompanharam na tarde de hoje (20), uma das aulas que estão sendo ministradas na Biblioteca Cidadã.
Esse é o segundo ano que o projeto é desenvolvido pelos músicos do Instituto de Viola Caipira do Paraná todas as segundas-feiras nos períodos matutino e vespertino, com duas turmas pela manhã e duas turmas à tarde.
Segundo Gilson “o projeto tem uma característica fundamental que é o vínculo com a música raiz por meio da viola. Ele faz um resgate cultural muito importante, incentivando as crianças e adolescentes a descobrirem as músicas e melodias muito ouvidas por outras gerações”, explica.
A iniciativa faz parte de uma parceria da Secretaria de Educação e Cultura, com a Itaipu Binacional, Instituto da Viola Caipira e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
Como participar
O professor de viola Guilherme de Medeiros e o Coordenador de campo Crystian Cleyton Fernandes da Silva recordam que o aluno que tiver interesse em frequentar as aulas de viola ainda podem realizar a matrícula gratuitamente com o Departamento de Cultura.
Para participar não é necessário o instrumento, os alunos que participam do projeto tem a viola e as capa de proteção disponibilizadas pela Itaipu.