Com a intenção de analisar a qualidade dos serviços prestados, monitorar e trabalhar na defesa de direitos e da proteção social, a Secretaria de Assistência Social do Município de Mercedes, instituiu o setor de Vigilância Socioassistencial.
De acordo com a responsável técnica, a Assistente Social Juliana Hickmann, a Vigilância Socioassistencial além de ser responsável pela produção de informações do que é ofertado aos cidadãos, tem o objetivo de proteger e defender os direitos dos usuários dos serviços, programas e benefícios. “Entre as tarefas, está o acompanhamento da oferta dos serviços, a sistematização de informações sobre as situações de vulnerabilidade e risco da população para elaborar padrões de qualidade no atendimento assistencial”, explica.
SUAS
Desde a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foram realizados inúmeros avanços no que se refere a expansão dos serviços e benefícios para uma estruturação com mecanismos mais ágeis e eficientes. Dessa forma a Vigilância Socioassistencial foi incorporada à LOAS por meio da Lei nº12.435/11 e ganhou centralidade da Norma Operacional Básica em 2012.