A Avenida João XIII está ganhando 95 novas árvores ao longo das seis quadras contempladas pela revitalização. O plantio começou a ser feito nesta semana pela empresa responsável. A ação é uma medida compensatória em virtude da retirada das antigas árvores que eram incompatíveis com o entorno ou que estavam afetadas por pragas.
A execução do projeto paisagístico foi aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e realizado por meio de um levantamento de área e estudo das novas árvores. No total, vão ser plantadas cinco espécies diferentes, com tamanho aproximado de 1,50m a 1,80m, são elas: Resedá (21), Oiti (18), Canelinha (21), Quaresmeira (19) e Chapéu de Couro (16).
As novas espécies foram escolhidas porque são indicadas para serem utilizadas em áreas de passeio por apresentarem raízes profundas, próximas a rede elétrica porque possuem porte médio e suportam podas, além de questões estéticas. O plantio será realizado de forma sequencial conforme o projeto existente, que não pode ser alterado, obedecendo as normas quanto a proximidade de cabos, postes e esquinas.