A Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para o primeiro caso de Chikungunya no município, que foi confirmado nesta semana por meio de exame sorológico.
Chikungunya
A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a Dengue, o modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado (A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa). Os sintomas são: febre de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos (dedos, tornozelos e pulsos), mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.
O setor de Vigilância Epidemiológica orienta a população para que reforcem o combate e adotem medidas para reduzir a presença do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. A ação é necessária para evitar que aumente o número de casos de Chikungunya, e que surjam casos de Dengue ou Zika, com o início do período de chuvas e calor.
Devem ser eliminados recipientes que possam acumular água parada, pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas e pneus que podem servir de criadouros para as larvas do mosquito. Além da proteção individual com o uso repelente.