O município de Mercedes realizou na última sexta-feira (17), a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento teve como tema “A função social da cidade e da propriedade” e o lema “Cidades inclusivas, participativas e sociedades justas”. A programação iniciou pela manhã no auditório da Câmara de Vereadores com a leitura do regulamento interno, logo após uma mesa redonda foi organizada com a finalidade de identificar problemas enfrentados pelo crescimento urbano bem como procurar maneiras de resolvê-los.
Foram também escolhidos e empossados os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual e os membros do Conselho Municipal das Cidades. A tarde a programação contou com uma palestra ministrada pela instrutora Marilda Thomé Paviani. Uma metodologia de trabalho com a formação de três grupos também foi realizada para elencar propostas para o desenvolvimento funcional do município e elaboração de políticas públicas para melhorar as condições de vida da população.
No ato, foram debatidas questões relacionadas a mobilidade, acessibilidade, regularização fundiária, acesso a espaços públicos e tráfego de veículos pesados e estacionamentos. A partir das quais três propostas prioritárias vão ser encaminhadas para discussão na Conferência Estadual e ainda podem ser utilizadas para elaboração de futuros projetos observando as necessidades da população e consultadas quando houver a revisão do Plano Diretor.