Crianças e adolescentes são as maiores vítimas da publicidade do cigarro e do narguilé, além de ser nessa fase da vida, antes dos 18 anos, que as pessoas tomam contato com eles pela primeira vez. Assim, o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de Maio, foi lembrado no Município de Mercedes com ações educativas para os adolescentes e jovens do Colégio Estadual Leonilda Papen.
A ação tratou sobre os perigos e os danos causados pelo uso de substâncias tóxicas, aos fumantes passivos, que não fumam mas convivem com fumantes em ambientes fechados, ficando assim, expostos aos componentes tóxicos. Além do risco de infecções causado pelo compartilhamento da piteira do narguilé.
As atividades que foram coordenadas pela Secretaria da Saúde contaram com a participação da Psicóloga Silvana Santos e da Enfermeira da Saúde da Família Adelete Becker.
"Pessoas que fumam pouco, como, por exemplo, só em festas, podem se tornar dependentes. A fumaça do cigarro, além de poluir o meio ambiente, prejudica os fumantes passivos, que respiram o ar contaminado e podem vir a desenvolver asma, pneumonia, sinusite, bronquite, entre outras doenças", explica a Psicóloga Silvana Santos.
"Eu Escolhi Viver"
A Secretaria de Saúde possui um grupo para pessoas que são dependentes do cigarro chamado "Eu Escolhi Viver". O objetivo é proporcionar aos pacientes fumantes a possibilidade de abandonar o vicio, consequentemente melhorando a qualidade de vida. As inscrições estão abertas para o novo grupo que terá início no próximo dia 10 de Junho. Os interessados podem procurar o Centro de Saúde e deixar seu nome e contato telefônico.