Com a finalidade de promover a autonomia, cidadania e o acesso aos direitos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Mercedes, oferta por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos uma oficina destinada às pessoas com deficiência. Os encontros são realizados duas vezes por semana e contam com aproximadamente 15 participantes.
Nas quintas-feiras a tarde são desenvolvidas atividades com música e dança sob a coordenação da Professora Renati Grützmann. Intercaladas com oficinas de terapia ocupacional, pintura em tecido e intervenções na garantia dos direitos com a participação de uma psicóloga e de uma assistente social.
Nas sextas-feiras eles participam de aulas de artesanato, atividades culturais, informática e ainda uma vez por mês contam com uma aula de culinária. Todas as atividades são voltadas a contribuir no processo de inserção de pessoas com deficiência nos espaços sociais, visando também a afetividade e a troca de experiências coletivas.