Com o intuito de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os órgãos de proteção para a luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Mercedes, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está desenvolvendo durante todo o dia de hoje (20), uma importante capacitação.
A programação é alusiva ao dia 18 de Maio, dia nacional de combate a violência sexual contra a criança e ao adolescente. A capacitação está sendo realizada na Casa da Cultura e teve início às 08h com apresentação cultural, seguida da palestra sobre Violência Sexual e Pedofilia apresentada pelo Luciano Betiate, autor de 12 livros publicados sobre o assunto.
Estão participando profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, que compreende desde os Conselheiros Tutelares até os demais servidores das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação e Polícia Militar atuante no município.
Segundo a Secretária de Assistência Social Andréa Regina Hahn, esse momento é muito importante para a rede de proteção que trabalha com esse público. “Podemos ficar atentos e alertas para os sinais que podem estar violando os direitos de crianças e adolescentes. Ainda percebemos a nossa responsabilidade, porque o Estatuto da Criança e do Adolescente atribuí penalidades não só para quem comete a violência sexual como para quem pratica a omissão. Desta forma o ideal é realizar encaminhamentos para os órgãos competente, como polícia militar, conselho tutelar e até mesmo ao Creas que são as entidades responsáveis por acompanhar as famílias afligidas pela violência”, afirma.