A empresa responsável pela remoção dos troncos das árvores na Avenida João XIII iniciou os trabalhos na manhã de ontem (18). A retirada refere-se às árvores derrubadas no início do ano para a construção da galeria pluvial e de um novo calçamento em paver. Houve a necessidade de terceirizar o serviço porque a Prefeitura não possui o equipamento necessário para destocar troncos abaixo do nível da calçada. A limpeza ficará a cargo dos servidores municipais.
De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento, Administração e Finanças após essa fase, que deve ser concluída nos próximos dias, se o clima se mantiver estável, na semana que vem será iniciado o processo de revitalização com a construção das galerias pluviais em seis quadras. “A falta das galerias pluviais ocasionam atualmente inúmeros transtornos e prejuízos para os moradores e comerciantes”, afirma.
Segundo o cronograma estabelecido, os próximos passos contemplam também a retirada das árvores e dos postes localizados na parte central da avenida. A execução do projeto paisagístico foi aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Com o estudo realizado constatou-se que a grande maioria das árvores existentes são incompatíveis com o entorno ou estão afetadas por pragas, no entanto, haverá compensação com replantio de outras”, explica Vilson.
Por se tratar de uma obra de grande proporção ela irá interferir diretamente na malha urbana, dessa forma, podem ocorrer alguns transtornos, no entanto é necessário para que o projeto possa ser executado.
Segundo Vilson, após a revitalização, a Avenida João XIII será totalmente acessível. “As calçadas vão possuir dimensões adequadas para pessoas com mobilidade reduzida, de acordo com as Normas de Acessibilidade, contemplando piso tátil e rampas de acessibilidade o que proporcionará maior segurança para as pessoas que precisam circular por esses locais”, ressalta.
O projeto prevê ainda a implantação a construção de novo canteiro central com ciclovia; criação de novas vagas de estacionamento lateral; recape asfáltico completo de cinco centímetros e iluminação pública com lâmpadas em LED.