A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do Município de Mercedes, em parceria com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), comunica os produtores rurais que a campanha de vacinação contra febre aftosa iniciou na segunda-feira (02), e se estende até o dia 31 de Maio. Nesse primeiro momento a vacina deve ser feita em todos os animais bovinos e búfalos jovens, de zero a 24 meses.
A vacinação é obrigatória e deve ser comprovada na Secretaria de Agricultura, em uma unidade da Adapar ou de forma online pelo endereço www.adapar.pr.gov.br até a data final da campanha. É necessário apresentar o comprovante de vacinação e a nota fiscal da compra da vacina.
Sem a vacinação, o produtor está sujeito a sofrer penalidades e não pode obter a guia de Transporte Animal (GTA). Segundo o Secretário de Agricultura André Backes, a falta da vacinação pode implicar também em riscos de contaminação e afetar a população. “Por isso, é importante que os produtores estejam sempre atentos às campanhas, garantindo a segurança sanitária e a saúde das pessoas que consomem a carne bovina, o leite e seus derivados”, afirma.
Em Mercedes são 524 propriedades cadastradas. A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais, no entanto, 30 propriedades estão em áreas de risco, nesses casos a vacinação é acompanhada por um profissional da Adapar ou da Prefeitura.