As Equipe de Saúde da Família do Município de Mercedes, coordenadas pelas Enfermeiras Adelete Becker e Juciane Kunkel, continuam realizando neste ano as atividades com os hipertensos, diabéticos e cardiopatas. Os encontros promovidos semanalmente, percorrendo as 13 micro áreas do município, vão ser realizadas em três ciclos.
No primeiro momento a esquipe estará verificando os sinais vitas, fornecendo orientações de enfermagem e nutrição, troca da receita e solicitação de exames. “Estes servirão de base, para que o próximo ciclo possam ser realizados a estratificação do risco de cada paciente, com o objetivo de elaborar o plano de cuidados de cada individuo, melhorando assim o tratamento e a qualidade de vida”, explica Adelete. No terceiro momento, a equipe de Saúde da Família estará reavaliando e verificando os resultados alcançados.
Nos meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio a profissional Claudenice Vilar também estará desenvolvendo junto aos grupos, um trabalho de Psicomotricidade Relacional na saúde, que promove o desenvolvimento de atividades de comunicação por meio da musica e expressão corporal. O objetivo dessa atividade é ver o ser humano nas suas dimensões psicossociais e afetivas, compreendendo os diversos niveis de comunicação corporal.
Segundo Adelete essa ação irá trabalhar a questão do pensamento, motricidade e linguagem, estimulando aos participantes refletirem sobre as orientações repassadas e o que cada um vem realizando no seu dia a dia. “É essa a prática do poder sentir os movimentos do seu corpo e sentir assim a pulsão da vida por meio dos movimentos psicomotores dentro de suas possibilidade corporais”, afirma.