Com o objetivo recolher o lixo eletrônico e dar o destino adequado a ele, a Prefeitura do Município de Mercedes, com o apoio da Secretaria de Viação e Obras, estará realizando mais uma campanha de recolhimento de materiais eletrônicos. O descarte pode ser feito na quarta-feira (30) e quinta-feira (31), das 8h até às 17h, inclusive no horário do almoço, na Praça Willy Barth. No local serão recolhidos os seguintes materiais: Calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, carregadores, vídeo cassete, DVD, televisores, monitores e equipamentos de informática. Não será aceito lâmpadas e tubos de TV.
De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Viação e Obras Vilson Martins, a geração de lixo eletrônico é uma das preocupações do Município. “Aparelhos e equipamentos sem uso são descartados de forma equivocada na coleta de resíduos convencional ou, muitas vezes são jogados em terrenos baldios e para evitar que isto aconteça, a destinação para uma empresa especializada em reciclagem é extremamente importante”, afirma.
Segundo Vilson, essa é uma campanha que busca é conscientizar as pessoas sobre os males que esses materiais podem causar ao solo com substâncias tóxicas, a exemplo do mercúrio, chumbo, cádmio, berílo e arsênio. “Esse tipo de resíduo, quando descartado de forma incorreta, acaba liberando substâncias tóxicas que contaminam o solo, como consequência, pode atingir o lençol freático e poluir grandes áreas, por isso é importante que ele seja descartado de forma adequada”, afirma.
Eletrodomésticos
A recolha de eletrodomésticos, sem uso ou estragado, como geladeira, freezer, fogão, pias (somente inox), será realizada no decorrer da semana que vem, nos seguintes locais:
Interior: Associação da Linha Sanga Alegre, Nova Esperança, Tapejara, São Marcos, Aimoré, 17 de Setembro, Sanga Fruteira, São Luiz, Novo Rio do Sul, Sanga Forquilha, Gruta, Mineira, Mate, Beira Rio, XV de Novembro e Sanga Guaíba.
Distrito de Três Irmãs: Pavilhão Comunitário.
Distrito de Arroio Guaçu: Pavilhão Comunitário.
Sede: No final da Rua João Pessoa (Próximo ao fundo de vale).