Durante essa semana estão sendo realizados os últimos ajustes para que a nova rede de distribuição de água do Município de Mercedes possa entrar em funcionamento. Em breve a população contará com moderno sistema de abastecimento. A obra, que está sendo realizada nas dependências do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE), terá um investimento da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), de R$ 1.538.807,00.
Com o objetivo de ampliar e melhorar as condições de abastecimento e atender a demanda prevista, o novo sistema contará com duas novas caixas de água. Uma delas, de 400 mil litros irá servir de reservatório e a outra de 100 mil litros será destinada a distribuição. Do poço artesiano, que está localizado na Linha São Marcos, até a sede do Município, foram instalados cerca de cinco quilômetros de canos, tubos e ligações. No entanto, o novo sistema de captação de água ainda não está em funcionamento porque faltam algumas adequações, sendo assim, a antiga rede de água instalada na Linha Sanga Mineira ainda está sendo utilizada.
De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos Vilson Martins, para dar continuidade à obra, os moradores podem ficar sem água por curtos períodos de tempo. “Agora estão sendo realizadas as interligações entre as redes novas e antigas e implantados os equipamentos, portanto, não é possível executar estes serviços sem interromper o abastecimento”, comenta. Entre as interrupções, apesar de todos os cuidados que as equipes técnicas tomam, é possível que ocorram alguns transtornos, como por exemplo, que a água chegue com alguma alteração de cor.