O Projeto Piá Luz do Amanhã, integrado a Secretaria de Assistência Social do Município de Mercedes, planeja criar situações desafiadoras, estimular e orientar as crianças na construção e reconstrução das vivências individuais, coletivas e familiares. O Projeto Piá é um Projeto de Integração da Infância e Adolescência, da faixa etária entre 6 a 17 anos, nas diversas oficinas que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Dentre as oficinas ofertadas estão a de Informática, com a monitora social Karmem Hardt; Pintura em Tela com a monitora Eliane dos Santos; Artes Manuais com a monitora Ane Lori Blausius; Culinária e Corte e Costura com a monitora Isolete Gutjahr.
No ano de 2015 a instituição antedeu aproximadamente 235 crianças, destas 55 foram alunos do contra turno da Escola Municipal José de Alencar do Distrito de Três Irmãs. Nesse ano, estão matriculadas 165 crianças. No entanto, o projeto está atendendo ainda 20 alunos do contra turno 1º ano do CMEI Cantinho Feliz e mais 50 crianças Escola Municipal José de Alencar.
De acordo com a Secretária de Assistência Social Andréa Regina Hahn, no Projeto Piá os alunos tem a oportunidade de aprender atividades diferentes. “Com as atividades em grupos, as crianças tem a possibilidade de ampliar as trocas culturais e de vivência, fortalecendo os vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária”, afirma.
Também é mantido um grupo de profissionais preocupados e comprometidos no bem-estar dos alunos e a sua convivência na sociedade. “Ações como estas passam a ser importantes para eles porque cada aluno descobre seu talento utilizando linhas, fitas, tecidos e a criatividade”, explica Andréa.