O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), de Mercedes, adotou uma nova tecnologia para a leitura do consumo e impressão da fatura de água. O novo sistema, que começou a ser utilizado nesta semana, é composto por um equipamento eletrônico formado por um kit com um leitor digital e uma mini-impressora, que fica na cintura do leiturista. O equipamento é operado por um profissional específico capacitado e treinado para realizar o procedimento. Automaticamente, via bluetooth, a fatura é impressa instantaneamente e entregue na residência do contribuinte, trazendo agilidade, economia e transparência no processo de entrega das contas de água da população.
No sistema antigo, a equipe, com o apoio de uma prancheta, precisavam ir até as residências para colher os dados do hidrômetro e retornar ao Semae. Posteriormente todos os números coletados eram digitados, para se emitir as faturas. No mês seguinte, os servidores retornavam a todos os locais para entregar a fatura impressa em papel. Como as faturas eram entregues posteriormente ao mês de leitura do hidrômetro, há uma conta em atraso, esse valor será parcelado em três vezes e adicionado na próxima fatura de março, abril e maio. Esse processo se faz necessário para acertar o cronograma de leitura e vencimento.
De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos, Vilson Martins, agora, o leiturista está indo a campo com um equipamento de última geração, desenvolvido especialmente para este tipo de trabalho. “Com esse novo sistema de leitura e impressão simultânea o serviço realizado pelo Semae se tornará mais eficiente, porque evita o trabalho dobrado da equipe, gera economia de papel, impressão e facilita ao cidadão, que agora terá com antecedência a próxima fatura a ser paga”, afirma.