Além do atendimento diário e encaminhamento dos usuários aos serviços assistenciais, a Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Município de Mercedes, realiza ações com grupos de convivência e oficinas que integram e capacitam a comunidade. A equipe acolhe, orienta e acompanha famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, crianças, pessoas inseridas no Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O objetivo principal de todas as atividades e serviços oferecidos pelo CRAS é dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos. Dentre os projetos sociais e educativos ofertados às famílias estão: a oficina de argila para idosos beneficiários do BPC, Pintura em Tecido, Cartonagem, Petchwork, Crochê e Costura Doméstica. Atualmente, participam regularmente das atividades aproximadamente 186 pessoas e 130 crianças de 6 a 17 anos.
De acordo com a Assistente Social e Coordenadora do CRAS, Juliana Hickmann Effting, todas as oficinas e atividades com os grupos são realizadas semanalmente com carga horária que varia de duas a quatro horas. “As oficinas são encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias ou seus representantes visando a melhoria na qualidade de vida, identificando as potencialidades e fortalecendo os laços familiares”, afirma.
Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Os grupos de convivência e fortalecimentos de vínculos “Roda de Chimarrão”, “Grupo Talentos Especiais em Ação”, “ Grupo Só para Mulheres” e “ Roda da Cidadania” também estão em funcionamento no CRAS. Segundo Juliana, são respeitadas as necessidades de cada participante, por esse motivo grupos organizados com idosos, adultos, crianças e adolescentes. “O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), organiza-se em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais de vivências entre os usuários, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e identidade”, explica.
Início das Atividades
Neste ano, as atividades do CRAS estão a todo vapor. Durante o primeiro encontro do ano os participantes receberam as boas vindas dadas pelas técnicas do CRAS e CREAS: Ana Letícia Bartoncello, Leila Sarmento e Cinthia Regina Brun. As Oficinas de Convivência assistiram a um teatro que reatou a importância das atividades oferecidas pelo CRAS. Na história duas mulheres diferentes mostram o que possuem de material dentro de suas bolsas, sendo que no fim uma delas apresenta um artesanato realizado nas oficinas. Para Projeto Roda da Cidadania, o teatro foi adaptado com duas adolescentes e suas mochilas recheadas de objetos utilizados pela faixa Etária.
Foram levantadas ainda as diferenças que as Oficinas fizeram na vida das usuárias que frequentam o CRAS há mais tempo. Assim como as novas participantes relataram o que as trouxeram a buscar os serviços oferecidos. Uma dinâmica também foi realizada para mostrar a importância da convivência, e também qual é o objetivo da instituição: Fortalecer vínculos sociais e comunitários. Da mesma forma ocorreu com as Crianças do Projeto Roda da Cidadania, para fortalecer e ressaltar a importância das amizades.